Servidor de Arquivos Empresarial: Tudo o que você precisa saber

O Servidor de Arquivos Empresarial é uma solução para armazenamento, proteção e gerenciamento dos arquivos confidenciais de uma empresa.

Além disso, servidores de arquivos empresariais possuem componentes altamente evoluídos – como políticas de autenticação e controle de acessos – que permitem uma gestão completa sobre todas as ações realizadas nos documentos armazenados no servidor.

A partir de agora vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o servidor de arquivos empresarial. Quais são seus benefícios? Como deve ser instalado? Por que ele é tão indispensável hoje em dia?

O que é um servidor de arquivos empresarial?

Os servidores de arquivos basicamente computadores usados exclusivamente para o armazenamento e gerenciamento dos arquivos  – e em alguns casos sistemas inteiros – de uma empresa.

Sempre de forma segura, estável e controlada de acordo com as políticas de cada empreendimento.

Por que devo usar um servidor de arquivos empresarial?

Há inúmeros motivos que fazem com que um servidor de arquivos empresarial seja muito superior às outras soluções de armazenamento de arquivos.

Normalmente as empresas escolhem um desktop comum para ser o “servidor” da empresa. Esse método é problemático porque, além de não apresentar segurança, deixa a rede lenta – principalmente quando se trabalha com arquivos mais pesados.

Para entender melhor, veja as principais vantagens de um servidor de arquivos empresarial em relação às outras soluções de armazenamento de dados.

  • Permissão de acesso: com essa funcionalidade os usuários terão acesso somente aos arquivos aos quais forem autorizados. Isso significa que é possível restringir o acesso aos documentos confidenciais, por exemplo.
  • Melhora a mobilidade: como os arquivos estão armazenados em um servidor, é possível acessá-los de qualquer estação de trabalho sem sobrecarregar a rede de internet da empresa.
  • Aumenta a segurança: são realizados backups diários que evitam a perda de arquivos importantes. Caso um arquivo venha a ser apagado por engano, ele é facilmente recuperável.
  • Aumenta a agilidade e a produtividade: trata-se de um servidor que funciona 24h por dia, durante 7 dias na semana, sem travar. Por consequência, a produtividade não é afetada por falhas técnicas que um computador comum ou ferramentas dependentes da internet apresentaria.

Como instalar um servidor empresarial na minha empresa?

O primeiro passo para instalar um servidor empresarial é adquirir os equipamentos necessários.

A instalação e a gestão do servidor não é algo complicado, porém  o mais recomendado é contratar uma empresa terceirizada para efetuar um serviço personalizado com as necessidades específicas do seu negócio e, principalmente, livre de erros técnicos que coloque em risco a segurança dos seus dados.

Empresas terceirizadas também irão entender melhor o tipo de equipamento que deve ser adquirido, quais os passos para melhor configurar o servidor e as boas práticas recomendadas para a sua empresa.

Em relação aos custo, a instalação de servidores de arquivos utilizando software livre custam menos que a própria licença do Windows Server, tornando ainda mais viável sua implementação.

Quer saber quanto custa instalar um servidor de arquivos na sua empresa? Entre em contato com a Toor Tecnologia e solicite um orçamento hoje mesmo.