Servidor e Provedor de Internet: Qual a diferença?

Ao buscar soluções de TI para melhorar a produtividade e segurança dos computadores da sua empresa não é raro se deparar com termos confusos e que até parecem significar a mesma coisa, como provedores de internet e servidores de internet.

Ambos serviços são essenciais e precisam ser escolhidos “a dedo” pelo gestor responsável, mas como iremos conferir hoje, estão longe de significar a mesma coisa. 

Em resumo, o provedor de internet é um serviço online, administrado por uma empresa específica, que oferece algumas ferramentas básicas como hospedagem de sites, servidor de e-mails, mecanismos de buscas, armazenamento em nuvem etc.

Já o servidor de internet é um equipamento físico (que pode inclusive ser um desktop) cuja função é monitorar e controlar acesso a internet dentro da empresa.

Agora vamos entender melhor como cada um funciona?

O que é um provedor de internet

Antigamente, o provedor era responsável apenas por conectar as pessoas à internet. Quem não se lembra do CD de instalação da UOL?

cd de instalação da sol

Hoje um provedor de internet é muito mais do que apenas um “programa” que te conecta à internet. Ele oferece diversos serviços essenciais para empresas ou pessoas, que englobam desde contas de e-mail até portais de notícias, como é o caso da UOL, Terra e iG.

No caso de provedores que também oferecem hospedagem de sites, o funcionamento é basicamente este:

Para que ele se torne acessível pela web, esses arquivos são copiados para um provedor, localizado na empresa que você escolheu hospedá-lo. E assim ele é entregue para todos os internautas.

Todos estes arquivos são criados em um computador local, ou ainda, em serviços na nuvem. Apenas depois disso eles serão enviados para o servidor e disponibilizados na internet.

Um provedor de internet vai muito além de uma simples hospedagem de sites. Quando uma empresa contrata um provedor de internet, ela está contratando um “pacote de soluções” que pode variar bastante em termos de qualidade, funcionalidade e preço.

O que é um servidor de internet

Como mencionamos no início, um servidor de internet nada mais é do que um dispositivo físico, instalado na sua empresa, cuja função é monitorar e controlar todas as informações que transitam para dentro e fora da sua empresa por meio da internet.

Um servidor de internet, quando instalado por uma empresa especializada e com know-how de mercado, pode não apenas monitorar e controlar o acesso à internet da empresa como também  gerar relatórios de desempenho dos funcionários e restringir a velocidade em dispositivos específicos, como os smartphones.

Em nosso conteúdo sobre o controle de navegação de internet em  pequenas e médias empresas damos mais detalhes as funcionalidades e benefícios do servidor de internet. Se o assunto lhe interessar, vale a pena conferí-lo!

Dúvidas?

Como visto no artigo, provedor e servidor são semelhantes apenas no nome.

Esteja atento para verificar se a sua  equipe está dando a devida atenção ao serviço correto e, em caso de dúvidas, nos deixe um comentário abaixo.