Como fazer um diagnóstico da segurança de dados da sua empresa

A segurança digital hoje é um dos tópicos mais importantes para as empresas, uma vez que a informação é um dos ativos mais valiosos das organizações.

Dados sensíveis como projetos, protótipos e informações financeiras são alguns exemplos de informações que, se caírem nas mãos erradas, podem gerar grandes prejuízos.

Em outras palavras, ter uma empresa segura digitalmente significa garantir a prosperidade do negócio no médio e longo prazo.

Mas como saber se os dados de sua empresa estão realmente seguros? Responda as perguntas a seguir e, se em alguma delas a resposta for negativa, talvez esteja na hora de você rever as suas medidas de segurança.

Você usa senhas complexas?

Muitas das grandes perdas de dados se devem ao fato de usuários usarem senhas fracas e fáceis de serem descobertas.

Para evitar isso, as empresas devem adotar como regra políticas de alteração periódica de senhas (o mais recomendado é a cada 60 dias) e também senhas mais complexas, com variações de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Além disso é possível usar programas de gestão de senhas e  autenticação em duas etapas, como explicadas no vídeo a seguir:

Sua empresa possui políticas de acesso e segurança?

A política de segurança é basicamente um documento que descreve os controles de segurança de toda a empresa.

Este documento vai muito além dos recursos tecnológicos, como os já citados programas de gestão de senhas ou uso de antivírus, uma vez que ele abrange o comportamento e as atividades de todos os colaboradores da organização.

As normas podem variar de acordo com a política e necessidades de cada empresa, mas é importante ter em mente que o objetivo principal é sempre “blindar” a sua empresa de possíveis erros humanos – sejam eles intencionais ou não.

Além do documento, vale ressaltar que dificilmente ele terá efeito se não for acompanhado de um treinamento de conscientização.

Você faz backup?

Apesar de todas as informações disponíveis hoje na internet, muitas empresas ainda estão confusas sobre quais os melhores tipos backups (online ou offline) ou cometem o erro de guardarem em locais inadequados, como computadores desatualizados ou desktops de funcionários.

Isso não apenas põe em risco os dados como também prejudica a produtividade da organização. Por isso, se a sua empresa não possui um planejamento de backup, o mais recomendado é entrar em contato com uma empresa especializada em servidores de arquivos para fazer um levantamento dos equipamentos e funcionalidades necessárias, medidas preventivas e custos.

Você possui um gerenciamento de autorizações de acesso?

Em um ambiente organizacional, outro risco a ser considerado é o acesso indiscriminado de qualquer usuário a dados confidenciais e arquivos que, se perdidos, podem resultar em danos irreversíveis para o negócio.

Para sanar este problema, as empresas implementam o controle de acesso que, basicamente, garante que os usuários tenham acesso apenas aos recursos necessários para executar suas respectivas tarefas.

Para implementar um controle de acessos eficaz já existe uma série de recursos tecnológicos no mercado. Um deles é o servidor de arquivos, que além de ser uma solução dedicada a backups, possui uma maneira eficiente de guardar e disponibilizar arquivos.

Apenas respondendo essas perguntas é possível avaliar, de forma prática e rápida, como está o nível de segurança dos dados de sua empresa.

Em caso de dúvidas, você pode solicitar uma consultoria técnica gratuita com um especialista da Toor Tecnologia.

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