Manter os arquivos dentro da empresa ou em Nuvem?

Nos últimos anos, o discurso de que o uso dos arquivos em nuvem é a melhor solução para manter os arquivos e dados corporativos seguros ganhou um grande apelo.

Mas, será mesmo que esta é a melhor opção?

Neste artigo, vamos conversar sobre como é possível sim manter a segurança da informação por meio de uma estratégia de backup fora da empresa com uso de arquivos locais.

As controvérsias do uso diretamente em nuvem

Uma das polêmicas envolvidas no assunto do uso em nuvem é justamente a segurança dos dados corporativos. Por mais que o discurso das empresas que oferecem essa solução esteja firmado na ideia de que os provedores mantém práticas e ferramentas superiores às utilizadas dentro da infraestrutura interna, não é confiável ter as informações corporativas armazenadas em apenas um datacenter terceirizado e ainda estejam dependentes de uma empresa somente.

É importante pensar que o acesso a Internet da sua empresa pode ser interrompido e você ficar com toda estrutura desconectada.

Além disso, é recomendável analisar:

  • se a sua conexão internet vai suportar os usuários indo buscar os arquivos fora;

  • o custo de licença, que geralmente é cobrado por usuário;

  • a quantidade de arquivos e o tamanho dos mesmos;

E ainda temos um grande perigo: a maioria das empresas de nuvem vendem apenas o espaço a ser utilizado mas não a solução completa com opções de backup, restaurações, relatórios e etc, isto tem que ser configurado por um profissional com experiência no assunto. É muito importante — e cada vez mais difícil — separar o joio do trigo.

Uma alternativa a usar os arquivos diretamente em nuvem é ter um servidor local e fazer um backup fora da empresa.

Diante deste dilema, como então assegurar a realização de backups automatizados para ter cópias de arquivos corporativos disponíveis e monitorados, sem precisar ficar dependente apenas aos serviços de nuvem?

Talvez a pergunta mais apropriada (e menos retórica) a se fazer seja: como não cair no “modismo” da ideia de que a nuvem serve para tudo e todos, inclusive para um processo tão delicado como o uso dos arquivos?

Uma alternativa excelente é a aquisição de um servidor de arquivos e adicionalmente fazer uma cópia dos arquivos para fora da empresa. Com esta solução, é possível:

  • ter acesso rapidamente aos arquivos locais com velocidade da rede interna;

  • ter uma empresa responsável por cuidar das cópias de segurança dos seus arquivos;

  • ter enfim as suas informações copiadas para fora da empresa automaticamente;

  • fazer backups automáticos dos dados, todos os dias.

Um bom servidor de arquivos pode muito bem facilitar uma estratégia de backups de sucesso e, ao mesmo tempo, manter a organização da rede e o controle dentro da empresa.

Além disso, muitos provedores seguem as normas legislativas e reguladores de seus países de origem, o que pode entrar em conflito com o que é orientado pelo governo brasileiro.

Por fim, manter apenas a cópia dos arquivos em nuvem é muito mais barato do que usar eles o tempo todo lá. O que você achou de manter uma cópia dos arquivos da sua empresa fora e ainda continuar usando eles com a velocidade e custo da rede local? Já havia pensado a respeito disso?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou converse com um especialista da Toor Tecnologia agora mesmo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.