Servidor de Internet: O que é e como funciona

Você já ouviu falar em servidor de internet ou, se já conhece esta solução, sabe quais são suas verdadeiras vantagens?

Neste artigo, trazemos uma reflexão acerca desse tema. Aqui você vai ter detalhes não apenas para entender o conceito, mas também para ter em mente informações úteis no momento em que precisar adquirir essa solução.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato e agendar uma consultoria técnica, gratuita e por telefone, com um especialista da Toor Tecnologia.

O que é um servidor de internet ou firewall?

Dizendo de uma forma bem simples, um servidor de internet — é um dispositivo físico, geralmente um computador, que deve ser instalado na sua empresa para monitorar e controlar os acessos que entram e saem da sua rede, sejam eles produzidos internamente ou recebidos de fora, via internet.

Numa abordagem um pouco mais técnica, podemos dizer que um servidor de internet é um equipamento cuja finalidade é viabilizar e controlar o acesso de uma determinada rede à Internet. É por ele que todos os pacotes de dados passam antes de entrar e/ou antes de sair para Internet.

Por que é importante que sua empresa tenha um servidor de internet próprio?

São inúmeras as vantagens para que uma empresa conte com um servidor próprio de internet. Entre elas, podemos destacar as seguintes:

  • Melhorias na produtividade: a navegação fica mais rápida e com menos problemas de indisponibilidade;
  • Maior controle: é possível parametrizar controles de acesso às redes sociais e sites proibidos com mais facilidade;
  • Segurança: certeza de que o intercâmbio de dados está sendo feito dentro de um ambiente que o time de TI tem pleno controle além de bloquear portas de entradas na sua rede;
  • Relatórios: periodicamente, é possível verificar em relatórios detalhados quais são os sites mais acessados pelos colaboradores, entre outras métricas que ajudam a identificar a produtividade e dimensionar o uso da rede.

Por que um servidor de internet deve ser instalado por uma empresa especializada?

É muito importante ressaltar que há no mercado diversas ofertas de empresas que instalam servidores de internet. Mas, como tudo em tecnologia, é fundamental separar o joio do trigo.

Ao instalar o servidor de internet da sua empresa com uma empresa que tenha expertise comprovada, você tem a certeza de que terá suporte, atualizações e manutenção adequados.

A Toor Tecnologia também conta com um  monitoramento proativo – ou seja, todos os problemas e oportunidades de melhoria são acompanhados em tempo real através de um sistema próprio de gerenciamento.

Em outras palavras, é importante avaliar os fornecedores para além dos detalhes técnicos. Verificar de que forma se dá o atendimento, como são feitos os serviços de atualização e suporte, entre outros pontos, antes de assinar contrato pode fazer toda a diferença para evitar problemas com a operação do negócio!

Sua empresa já conta com um servidor de internet próprio? Se não, clique aqui para agendar uma consultoria técnica com um especialista da Toor Tecnologia.