Monitoramento de Servidores em Curitiba: Como funciona?

Você já se perguntou como funciona monitoramento de servidores em Curitiba? Se sim, hoje preparamos um texto completo no qual vamos  conversar sobre o que é, afinal, o monitoramento de servidores e qual a sua importância para empresas que dependem de servidores de arquivos e/ou internet para funcionar.

Inclusive, no fim vamos disponibilizar um passo a passo bem simples sobre como contar com um monitoramento completo de servidores na cidade de Curitiba.

O objetivo aqui é sanar todas as suas dúvidas. Portanto, se ao terminar de ler você ainda tiver alguma dúvida, deixe seu comentário e vamos responder o mais rápido possível.

O que é monitoramento de servidores?

Quando falamos em monitoramento de servidores estamos nos referindo a um processo ativo de revisão e análise, cujo objetivo é garantir disponibilidade, desempenho, segurança e outros aspectos fundamentais para operações empresariais hoje.

Na prática, o monitoramento de servidores é feito por analistas especializados e dedicados à esta função, garantindo assim que o servidor esteja executando suas funções conforme esperado e também para resolvendo os problemas à medida que eles se tornam aparentes.

Em Curitiba, desenvolvemos um sistema no qual nossos analistas conseguem ver, em tempo real, qual o status de cada servidor de internet monitorados pela Toor Tecnologia.

monitoramento de servidores toor tecnologia

Para garantir o máximo de performance durante as operações diárias, é recomendado que toda empresa dependente do uso de arquivos digitais (praticamente todas) hoje contem com, pelo menos, um servidor de arquivos e outro de internet.

Naturalmente, tais servidores também precisam ser monitorados por uma empresa especializada.

Afinal, resolver o problema de segurança e estabilidade dos arquivos mas assumir o trabalho (e investimento) de monitorá-los internamente é “trocar gato por lebre”.

Mas o que é um servidor mesmo?

Quando falamos de servidores empresariais, geralmente estamos nos referindo aos dois tipos principais: servidor de internet e servidor de arquivos.

Um servidor de internet nada mais é do que um dispositivo físico instalado na empresa para monitorar e controlar os acessos que entram e saem da rede, sejam eles produzidos internamente ou recebidos de fora, via internet.

→ Para saber mais: Como e por que controlar o acesso à internet na sua empresa

Já um servidor de arquivos é uma solução tecnológica para armazenamento, proteção e gerenciamento dos arquivos confidenciais de uma empresa.

Por que é importante fazer o monitoramento de servidores?

Agora que já entendemos o que é monitoramento de servidores e já relembramos os dois principais tipos de servidores que devem ser monitorados, vamos refletir sobre a importância desse processo.

Qualquer empresa hoje precisa compreender a importância do monitoramento em tempo real. Isso porque esse é um processo que permite estabelecer estatísticas importantes de servidor, rede e desempenho das aplicações que rodam online, bem como da qualidade da navegação em si.

O monitoramento em tempo real não só nos dá informações precisas sobre como bom ou mau nosso ambiente de rede está sendo executado, mas também ajuda a prever quaisquer possíveis problemas futuros que a rede possa enfrentar, bem como solucionar qualquer trabalho de suporte em andamento.

Além da resolução ágil dos problemas que podem surgir, o monitoramento pode ser proativo, ou seja, consegue levantar melhorias em tempo real.

Qual é o passo a passo básico para a implantação do monitoramento de servidores?

Apesar do passo a passo para a implantação do monitoramento de servidores ser uma característica particular de cada prestador de serviços, na Toor entendemos que a implantação do monitoramento de servidores se dá na seguinte sequência:

  1. Instalação dos servidores na sede da empresa;

  2. Configuração dos servidores segundo as necessidades do contratante;

  3. Monitoramento remoto e proativo pela equipe da Toor.

Isso mesmo: simples e eficiente.

Como conseguir um bom serviço de monitoramento de servidores em Curitiba?

Desde 2003, a Toor Tecnologia oferece o serviço de monitoramento de servidores em Curitiba, o que nos capacita para atender a sua empresa com toda a qualidade que ela merece.

Neste anos todos, já vimos muitas organizações terem seu dia a dia transformado com essa solução.

Nós trabalhamos com tecnologia de ponta, equipe altamente qualificada e utilizamos métodos inovadores que nos permitem atuar em todas as etapas de implementação, além de prestar o suporte ideal para garantir que esse recurso esteja sempre disponível, confiável e seguro.

O que você achou deste artigo? Se está buscando pelo melhor serviço de monitoramento de servidores em Curitiba, fale agora mesmo conosco e veja como podemos ajudá-lo!