Como proteger a sua rede

Atrás apenas da mineração ilegal de moedas virtuais, usando o computador de outros usuários, estão os ransomwares. O golpe se resume ao “sequestro” do PC, geralmente de pequenas e médias empresas. O dado é da especializada em segurança digital, Skybox Security

A máquina, ao ser infectada, recebe avisos em janelas pop-up com a mensagem de que foi sequestrada, fazendo com que o malware dê aos invasores o poder de bloquear o computador por meio de um acesso remoto. Depois, vão pedir que você pague para ter seus arquivos de volta. Ele pode ser instalado por meio de e-mails, ou até mesmo mensagens em aplicativos, sites ou redes sociais.

O ideal então é que você proteja sua empresa de perder informações importantes e fundamentais para o dia a dia no trabalho. Quer saber como evitar?

Com o backup periódico dos dados:

O procedimento acaba lhe dando uma garantia caso você perca algum dado. Independentemente de uma invasão ao servidor ou um problema físico, você sempre vai ter uma cópia fiel de seus arquivos. Lembre-se também de manter uma cópia offline. Afinal, se o backup estiver conectado ao servidor, ele também será infectado.

Mantenha o Firewall e o Proxy ativados:

Desta forma, portas e sites estarão bloqueados para eventuais ameaças que podem tentar atingir sua máquina.

Se atente a extensões ocultas:

É bem comum que o ransomware que criptografa seus dados se mostre como um arquivo que tem duas extensões, como por exemplo “EXE.PDF”. Então, evite desligar a função para ocultar as extensões dos arquivos. Assim, fica muito mais fácil observar se há algo suspeito.

Mantenha o software sempre atualizado:

A ação reduz bastante a possibilidade de sua empresa se tornar uma vítima dos ataques do ransomware, e de outras ameaças.

Tenha um software de segurança confiável:

Ter um programa e um Firewall que auxiliam na hora de detectar ameaças e comportamentos considerados suspeitos, configurados com uma senha, é fundamental, afinal, antes do ransomware infectar todo o sistema, ele vai desabilitar o software de segurança. Quanto mais proteção, melhor.

Evite abrir e-mails spam e sites suspeitos.

Monitore:

Acompanhar o que acontece é fundamental para detectar os problemas antecipadamente e controlá-los, criar usuários, fazer alterações, liberações e então agir, com os bloqueios necessários. Ficou preocupado e quer se prevenir? Ou, quer se proteger para não ter problemas novamente? Fique tranquilo, porque você não precisa de um profissional exclusivo, nem tentar adquirir conhecimentos técnicos para poder cuidar do servidor e da rede da sua empresa.

Aqui na Toor, temos um sistema próprio de monitoramento, com ações pró-ativas das 8h30 às 18 horas. Acompanhamos, de segunda a sexta, o funcionamento do servidor da sua empresa, detectando problemas antecipadamente com um suporte técnico altamente especializado.

Além da verificação automática diária do backup, monitoramos todos os recursos do seu servidor, incluindo o Firewall, que bloqueia tentativas de invasões, o Proxy, que gera relatórios de sites, o Fileserver, que é o servidor de arquivos de rede, as conexões VPN, entre filiais e o DHCP (serviço que distribui IPS para os computadores na rede).

O banco de dados, o serviço que recebe arquivos via rede, o uso do processador e de memória também são monitorados por aqui.

Quer saber mais sobre como podemos proteger os arquivos da sua empresa? Entre em contato com a gente: http://toor.com.br/#contato.