CHEGA DE PÂNICO! Aposte no backup ;)

Quem já perdeu arquivos importantes no trabalho e não conseguiu recuperar de jeito nenhum sabe bem o tamanho da dor de cabeça, não é mesmo?  Entretanto, se prevenir contra esse problema pode se resumir a apenas uma palavra: backup.

O backup é um termo em inglês que se refere a uma cópia de segurança. Ele é utilizado por quem guarda documentos e arquivos de imagens e vídeos tanto no computador quanto na nuvem. O intuito é que os usuários tenham uma espécie de garantia para uma eventual perda de arquivos, que pode acontecer por descuidos, problemas com sistemas, HD ou vírus.

A cópia de segurança torna possível a restauração de arquivos perdidos e pode ser feita por meio de arquivos salvos em uma máquina, celular ou tablet. O melhor, no entanto, é salvar essas cópias em outros dispositivos. Assim, sua empresa garante que não vai perder os dados de maneira nenhuma.

Uma das maneiras mais fáceis é gravar os seus arquivos em CDs, DVDs ou pendrives. Esses dispositivos são fáceis de serem guardados em segurança, mas têm espaço limitado, podem ser corrompidos, ou extraviados ao longo do tempo. Um HD Externo também é uma boa opção, embora limitada.

Já os serviços online permitem à empresa o armazenamento sem necessidade de mídia física. Eles garantem bastante segurança e podem ser acessados em qualquer outro dispositivo. A nuvem também permite fazer uma cópia de segurança dos documentos no computador.

É importante sempre verificar se essa cópia de segurança é realmente garantida, checando se seus arquivos não estão corrompidos. Se estiverem em alguma mídia física, você deve sempre verificar se ela está funcionando.

Quanto à frequência de backup, pense na importância dos seus dados.  Se você tem dezenas de novos documentos por dia, por exemplo, a realização deve ser diária. Se o seu volume de dados ou arquivos novos for baixo, o backup pode ser feito com uma frequência menor – semanal, por exemplo.

Aqui na Toor, nós verificamos a segurança da rede da sua empresa e se os backups estão realmente ok, dando aquela garantia extra de que seus dados não se percam em ocorrências físicas, como um incêndio, queda de energia, assaltos ou danos nas máquinas. Desenvolvemos planos específicos para verificar as atualizações de falhas de segurança, além de fazermos uma análise de logs e de tentativas de invasão.

Se quiser saber mais sobre nossos serviços de acompanhamento diário de backups, ou garantir um backup automático para a nuvem, de acordo com as necessidades da sua empresa, entre em contato com a gente.