Whatsapp Clonado

posted in: Dicas de Segurança | 0

Após conseguir seus dados pessoas, seja através de engenharia social ou de alguma outra forma, e existem diversas, veja uma das principais aqui no site da Folha , o atacante utiliza estas informações para aplicar este golpe de clonagem do WhatsApp.

Ele entra em contato com a operadora, pede um novo chip com seu número utilizando as informações conseguidas, e a partir daí conecta no WhatsApp e entra em contato com pessoas próximas com facilidade.

O impostor costuma utilizar de engenharia social e convencer as pessoas com quais você costuma se comunicar a te emprestarem dinheiro para pagar uma conta urgente, que irão devolver no mesmo dia ou no dia seguinte.

Como Evitar?

 

Uma maneira simples é habilitando a autenticação em 2 fatores, da seguinte maneira:

Abra o WhatsApp, entre em Ajustes, acesse o menu Conta , Clique em Verificação em Duas etapas

informe uma senha de 6 dígitos e e-mail pessoal, quais serão necessários para logar no WhatsApp de outro aparelho.

Sempre que uma atitude for suspeita e te solicite dados pessoais, senhas e/ou dinheiro, desconfie e entre em contato por outro meio de comunicação para ter certeza.

Caso você tenha sido vítima deste golpe, avise as pessoas mais próximas o mais rápido possível e procure a Delegacia de crimes digitais mais próxima para comunicar a ocorrência e solicitar as instruções necessárias para resolução do caso.