Qual a importância de um servidor de arquivos?

Como o próprio nome sugere, um servidor é um equipamento desenhado para atender outros equipamentos. Mas qual a importância de um servidor para a minha empresa? Saiba agora!

Os servidores estão no centro das redes de computadores, nenhuma grande empresa sobreviveria sem eles. A novidade, agora, é que eles estão se tornando cada vez mais importantes também para as pequenas e médias empresas.

Vamos descobrir juntos mais detalhes? Continue a leitura.

Mas, o que é isso e como funciona?

Os servidores são computadores dedicados ao trabalho de armazenar e gerenciar todos os tipos de dados que os usuários criam a partir dos seus próprios computadores, além disso, eles controlam as redes e trazem vantagens na agilidade de processos.

Se você não possui um servidor em sua empresa está correndo o risco de sofrer danos como perda de dados e vulnerabilidade de segurança da informação. Claro, existem outras formas de organizar os arquivos, mas nenhuma delas irá trazer segurança e será tão eficaz como um servidor dedicado.

Para proteger as suas informações, os servidores são instalados com sistemas operacionais exclusivos para a organização de dados, além disso, são máquinas que possuem acesso remoto para manutenção, o que permite que a empresa de TI que você contratou possa resolver os eventuais problemas de forma rápida e sem a necessidade de ir até o local onde está o servidor.

Manter os arquivos da sua empresa seguros deve ser prioridade. Com milhares de vírus circulando pela internet e vários casos de ataque de hackers, é importante garantir a segurança de sua rede. Essa segurança e organização de dados garante uma boa gestão e, consequentemente, aumento da produtividade. 

Qual é o momento de implantar um servidor na empresa?

Assim que uma empresa conta com mais de dois computadores, deve-se considerar investir em um servidor. Dessa forma, o gestor poderá focar em seus negócios de maneira mais eficiente e profissional.

O servidor é visto como uma solução única para e-mail, conectividade com a internet, websites internos, acesso remoto, suporte a dispositivos móveis, compartilhamento de arquivos e impressoras, backup e restauração e tudo mais que uma empresa em desenvolvimento precisa para crescer.Isso porque, ao armazenar e organizar os dados em um local centralizado, se torna viável acessar e compartilhar arquivos facilmente, além de gerenciar informações de negócios com mais eficiência. 

Conheça agora 7 vantagens em ter um servidor de arquivos!

  • Proteja seus arquivos e deixe o acesso seguro;
  • Tenha os backups em dia automaticamente;
  • Auditoria de seus arquivos, permitindo com que filtre as atividades dos funcionários;
  • Dados acessíveis remotamente;
  • Controle os acessos aos arquivos;
  • Organize seus dados separando-os por setores;
  • Demonstre profissionalismo.

Quer garantir a total segurança dos dados da sua empresa?

A Toor, configura e administra o servidor da sua empresa para você. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Clique aqui ou fale conosco pelo (41) 3526-0710