Gerenciador de internet: um só Firewall, diversas proteções.

Mais conhecido como Firewall ou Servidor de Internet, é uma barreira que protege o seu computador de ataques cibernéticos. Basicamente, é um dispositivo de segurança de rede que monitora o tráfego, tanto de entrada, quanto de saída.

Ele age de acordo com o conjunto de regras estabelecidas, o que quer dizer que, a partir delas, ele decide o que pode entrar ou qual tráfego específico será bloqueado. O próprio termo é uma analogia direta às Portas Corta-Fogo, geralmente utilizada em prédios para impedir que um incêndio não passe por ela.

O Gerenciador de Internet pode ser construído a partir de um computador que controla o acesso de uma determinada rede à Internet. Todos os pacotes destinados à Internet ou recebidos pela internet passam pelo gerenciador de internet, onde são verificados e enviados ao destinatário correto dentro da rede.

As verificações de segurança baseadas em pacotes, portas, urls e tudo o mais é feito no gerenciador de internet. Isto não significa que tais verificações também não sejam feitas em outros locais, como nos firewalls das estações de trabalho.

O Gerenciador de Internet também pode implementar funções de cache de páginas de internet, log de acessos ou conversas em chats, etc. A principal vantagem de utilizar um computador como gerenciador de internet é que há uma gama muito maior em termos de serviços disponíveis, o que nem sempre é possível em dispositivos compactos como os roteadores, que também podem fazer o papel de “servidores de internet”, por assim dizer.

Hoje em dia, com a popularização do Linux a maior parte dos servidores de internet o utilizam. Além de oferecer maior segurança, é um sistema gratuito com centenas de ferramentas também gratuitas à disposição.

Quais as vantagens de contar com um Gerenciador de Internet/Firewall?

Entre as vantagens básicas de contar com um Firewall em sua corporação, estão as seguintes:

  • maior segurança da rede (um firewall pretende assegurar a total integridade dos dados);

  • conectividade de 24 horas por dia (seu gerenciamento dispõe de um suporte e monitoramento sem interrupções);

  • melhora da produtividade (as configurações de acesso permitirão o bloqueio dos sites indesejados ou das redes sociais, evitando o desvio de foco dos colaboradores);

  • controle de acesso às informações (possibilidade de definir o acesso aos dados de modo hierárquico).
  • acesso remoto com VPN (permite conexão externa, e/ou home office, utilizando criptografia ponta-a-ponta)

Por que deve ser instalado por uma empresa especializada?

Como foi possível perceber ao longo deste artigo, de uma maneira ou de outra, a utilização de um Gerenciador de Internet/Firewall é fundamental não apenas para a segurança da rede, mas para a empresa como um todo.

Ao instalar um gerenciamento de internet na sua empresa com um especialista que tenha expertise comprovada, você tem a certeza de que terá suporte, atualizações e manutenção adequados.

A Toor Tecnologia também conta com um  monitoramento proativo – ou seja, todos os problemas e oportunidades de melhoria são acompanhados em tempo real através de um sistema próprio de gerenciamento.

É importante avaliar os fornecedores, para além dos detalhes técnicos, verificar de que forma se dá o atendimento, como são feitos os serviços de atualização e suporte, entre outros pontos. Estes que antes de assinar um contrato pode fazer toda a diferença para evitar problemas com a operação do seu negócio!

Sua empresa já conta com um gerenciador de internet próprio? Se não, clique aqui para agendar uma consultoria técnica com um especialista da Toor Tecnologia.